terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Torres Horizonte e Panorama do Cennario (MASB) - Prazo Alterado

Acabei de receber, por correio, uma carta da área de relacionamento com clientes da MASB informando que houve uma revisão no cronograma de entrega da obra e o prazo foi prorrogado para 30/04/2012. Eles também citam que em breve seremos convocados para proceder uma vistoria nas unidades e que as parcelas de financiamento estão atreladas a obtenção do Habite-se, logo estas serão prorrogadas para 30/04/2012.

Se vcs lerem as postagens mais antigas deste Blog, notarão que este processo é muito semelhante ao que ocorreu com as Torres Miragem e Paisagem, ou seja, adiamento da entrega até o limite máximo de 06 meses.

É lamentável redigir isso, mas para aqueles que adquiriram o imóvel com foco em habitá-lo com sua familia, devem levar em consideração um tempo adicional de 06 meses, pois os fatos ocorridos com as duas primeiras Torres do Cennario se repetirão.

Aproveito a oportunidade para solicitar o apoio de todos na divulgação deste Blog para outros clientes, pois quanto mais compartilharmos informações, maiores serão as chances de atuarmos alinhados com relação aos mecanismos previstos na legislação e em contrato.

Infelizmente, essa não é uma boa noticia de Final de Ano...

7 comentários:

  1. Olha. Eu estava querendo aproveitar a audiência do site para juntarmos pessoas interessadas em entrarmos com uma ação contra a construtora. Eles utilizam a "carência de mão-de-obra" para justificar o atraso na entrega das obras.

    Mas fica um questionamento. Como carência de mão-de-obra se eles têm lançados vários empreendimentos aqui BH e Nova Lima. É uma constatação de que, mesmo diante da realidade, eles pouco estão ligando para isso. Estão agindo de má fé mesmo. Eles colocam essa cláusula de prorrogação no contrato já sabendo que não darão conta de entregar dentro do prazo.

    E mais uma coisa ... Prorrogação de 6 meses para aqueles que pretendem quitar a sua unidade à vista ou utilizar o Itaú como banco para financiamento. Quem for utilizar outro banco, mais 3 meses adicionais.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, meu amigo... As construtoras não consideram o prazo fixado em contrato para a entrega da obra como data real, mas sim os seis meses adicionais, o que deixa nós, clientes, com o ônus do custo de não podermos usufruir do bem conforme planejamento.

    Sua idéia é boa, especialmente no meu caso onde não foram apresentadas justificativas para o atraso do cronograma. No entanto, seria importante ouvirmos uma opinião jurídica sobre este enfoque.

    Vou dar mais algumas lidas em meu contrato e volto a compartilhar impressões no Blog.

    Até breve...

    ResponderExcluir
  3. Não sei se os colegas de prédio estão com o mesmo problema.
    A Masb, por ter sido financiada pelo Itaú, somente aceita o financiamento do saldo devedor, caso façamos com este banco.
    Se quisermos financiar com a Caixa, devemos esperar por 90 dias (prazo para o Cartório liberar a matrícula), para só então financiarmos o nosso débito.
    Assim, apesar de ainda não nos franquear a posse do imóvel, o saldo devedor será atualizado pelo IGPM + 12 % ao ano, o que, certamente, irá nos prejudicar.
    Ou seja, só poderá utilizar o imóvel caso financie pelo Itaú ou pague à vista.
    Alguém já consegui alguma solução para isso?

    ResponderExcluir
  4. Teríamos que consultar um advogado imobiliário.

    ResponderExcluir
  5. Ricardo. Eu também irei financiar pela Caixa e eu fiz a mesma pergunta para a atendente da Central de Relacionamento MASB e ela me disse que até sair essa matrícula o saldo devedor seria atualizado pelo INCC. Desencontro de informações...

    Perguntei também se iríamos pagar condomínio nesse prazo de 90 dias. O que seria também um absurdo, uma vez que não temos a posse do imóvel e isso não é por culpa nossa. A atendente não soube me responder e ficou de retornar. O que até o momento não ocorreu. Eu fui ao PROCON e o que me falaram é que nessa situação, eu não deveria pagar condomínio.

    Cobrar IGPM+12% ao ano seria um abuso por parte da contrutora. Uma vez que é de responsabilidade dela entregar toda a documentação necessária para que possamos obter os recursos necessários para quitar o saldo devedor.

    ResponderExcluir
  6. Entrei em contato novamente com a construtora. Fui informado que a taxa até a entrega das chaves é o INCC. E que antes de disponibilizada a documentação pela construtora eles não consideram disponibilizadas as chaves.

    Em contrapartida me informaram também que as pessoas que irão utilizar de recursos de financiamento não poderão entrar na unidade antes de concluído o processo (aqueles que não irão financiar pelo Itaú até 90 dias de espera devido a documentação de averbação do Habite-se) e QUE TERÃO QUE PAGAR A TAXA DE CONDOMÍNIO.

    ResponderExcluir
  7. Pessoal. Acabei de ligar para a central de relacionamento Masb. Mais uma carta está a caminho. Desta vez adiando a vistoria para 31 de maio de 2012. A entrada sera pela garagem q esta visivelmente inacabada, assim como a guarita. Passei na obra ontem e é impossivel conseguirem terminar tudo em um mes, r ate mesmo acho dificil em dois meses. Estou disposto a entrar na justiça. Quero mover uma açao conjunta. Precisamos nos unir e conseguir a maior quantidade de proprietarios.
    Por favor quem tiver interesse entre em contato comigo por email. gabrieltonucci@gmail.com

    ResponderExcluir